As Terapias Expressivas e o Barro

17-12-2013 19:33

As Terapias expressivas e o barro.pdf (447480)

Comunicação breve que irá ser aprofundada no trabalho apresentado sob a forma de livro:

"As Terapias expressivas e o Barro: espelho do corpo e da alma"


 OBS:

  1. Trata-se da Dissertação de Mestrado em Criatividade e Inovação, apresentada à Universidade Fernando Pessoa - Porto, sob o título " As Terapias Expressivas e o Barro: veículo de auto-conhecimento, criatividade e expressão", em Junho de 2011.
  2. O trabalho de dissertação foi modificado e foi-lhe acrescentado mais informação sobre a temática, apresentando-se agora sob a forma de livro. Teve-se a preocupação de não se modificar o conteúdo, embora a forma académica e "formatada", tivesse sido modificada de forma a aproximar os leitores, e tornar a sua leitura mais simples
  3. Para o Prefácio foram convidados os seguintes autores: - Professora Doutora Maria António Jardim; - Profesor Doutor David Prado Diez

SINOPSE

 Ao longo do livro o leitor será conduzido numa viagem tendo ao leme o material argila/barro e ser-lhe-ão fornecidas indicações sobre as suas múltiplas potencialidades, podendo ser utilizado no campo da Educação, da Saúde e nas Organizações, por crianças, jovens, adultos e idosos, desconhecendo-se contraindicações.

Trata-se de um material natural, vi...vo, orgânico, dotado de grande plasticidade, flexibilidade e maleabilidade, que sugere a tridimensionalidade da forma, alimenta a fantasia, despertando o imaginário e o simbólico, permitindo múltiplas e infinitas possibilidades criativas de sentido. Ao dar forma e vida onde nada existe, ao transformarmos um pedaço de matéria amorfa, num animal, num objecto ou boneco, obviamente que sentimos o prazer da descoberta, já que nos tornamos seres construtores e criadores, sentimo-nos mágicos, tornamo-nos responsáveis do nosso próprio “projecto”.

Este trabalho é dedicado a todos os investigadores, professores, educadores, psicólogos, pais, estudantes e público em geral, que acreditam nas potencialidades da imaginação e da criatividade, como veículo de aprendizagem, da transformação e renovação.

 - Página do Facebook onde poderá consultar informação sobre o Livro:

 www.facebook.com/pages/Livro-Terapias-Expressivas-E-O-Barro/278094125648548